Tempo de leitura: 3 minutos
Ouça “Inconsciente: descascando a cebola” com trilha sonora (relaxante):
Ouça “Inconsciente: descascando a cebola” sem trilha sonora (controle de velocidade):
Você já parou para pensar em como o seu inconsciente funciona? Pois bem, talvez você nunca tenha dado muita atenção a isso, mas, saiba que o inconsciente armazena tudo o que você já viveu, ouviu, sentiu e experimentou – mesmo aquilo que você não lembra.
O inconsciente registra tudo
No geral, sabemos que o inconsciente é como um grande banco de dados que não deixa passar nada. Desde os primeiros momentos da sua vida, ele registra cada cheiro, som, toque, imagem e sensação. De repente, quando algo acontece de forma intensa, principalmente se for uma experiência dolorosa, esse registro pode se tornar um trauma silencioso, influenciando suas emoções e decisões no dia a dia.
Por exemplo, uma pessoa que sofreu rejeição na infância pode, sem perceber, evitar relacionamentos na vida adulta por medo de ser rejeitada novamente. Uma outra pessoa que foi abusada sexualmente quando criança, pode ter vários problemas na vida sexual e em outras esferas da vida adulta.
Isso acontece porque o inconsciente associa qualquer situação parecida ao evento original, ativando sinais de alerta e defesa, como se aquilo estivesse acontecendo de novo.
A cebola e o empilhamento do inconsciente
Agora, imagine que o inconsciente tem camadas, assim como uma cebola. Conforme novas experiências são vividas, novas camadas se formam. Algumas camadas são mais leves e fáceis de acessar, entretanto, outras escondem registros profundos, muitas vezes dolorosos, que continuam influenciando sua vida sem que você perceba.
Durante as sessões de terapia, aos poucos, vamos trabalhando questões emocionais e descascando essas camadas. Dessa forma, em cada nova sessão, revelamos memórias e emoções antes inacessíveis, permitindo que sejam reprocessadas e, acima de tudo, que o cérebro aprenda a não mais reagir com medo ou em estado de alerta diante dos gatilhos do passado.
O impacto disso na sua vida
Sem dúvida, muitas pessoas vivem presas a padrões emocionais e comportamentais sem entender o motivo. De vez em quando, tentam mudar, mas sempre voltam aos mesmos ciclos de ansiedade, insegurança, medo ou tristeza. Isso acontece porque as camadas mais profundas do inconsciente ainda guardam registros não trabalhados.
A boa notícia é que isso tem solução! Em resumo, a Terapia de Reprocessamento Generativo permite acessar essas camadas de forma segura e eficaz, ensinando sua mente a reagir de maneira diferente ao que antes era um gatilho de dor.
Hora de descascar a sua cebola
Se você sente que está repetindo padrões emocionais, evitando situações ou sofrendo com emoções que parecem não ter explicação, talvez seu inconsciente esteja te segurando sem que você perceba. Mas você não precisa continuar assim.
Podemos ajudar você a acessar e reprocessar esses registros, permitindo que sua mente construa novas estruturas emocionais e comportamentais.
O que você acha de dar o primeiro passo para uma vida mais leve e equilibrada? Toque aqui, faça contato, tire suas dúvidas e agende uma sessão. Lembre-se: cuidar da mente é um ato de coragem!
* Quer comentar algo? Use a caixa abaixo. Deseja compartilhar esse texto? Use os botões no topo desta página.